PROGRAMA TROPA DE ELITE //
Municípios

Festival do Chocolate atrai multidão e lota rede hoteleira em Ilhéus

O Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Bahia 2025, realizado em Ilhéus, foi um verdadeiro sucesso de público e impacto econômico. Com programação intensa até o último domingo (20), o evento movimentou o Centro de Convenções da cidade por quatro dias e consolidou ainda mais a imagem do município como polo turístico e cultural do sul da Bahia.

Com apoio do Governo do Estado, o festival atraiu visitantes de várias partes do Brasil e até do exterior. Durante o evento, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) aproveitou para promover as 13 zonas turísticas do estado, com destaque especial para a Costa do Cacau, onde Ilhéus está localizada.

A alta demanda gerada pelo festival fez com que a rede hoteleira registrasse ocupação máxima. No Hotel Praia do Sol, por exemplo, todos os 98 quartos ficaram ocupados, principalmente por turistas das regiões Sul e Sudeste. “O festival tem sido um diferencial importante para atrair visitantes. Com certeza, colaborou para a lotação total do hotel”, disse o recepcionista Lucas Willie.

Entre os visitantes estava a carioca Alessandra Vieira, que se encantou com a cidade e o evento. “Foi uma experiência maravilhosa. Estamos aproveitando muito e já pensamos em voltar no próximo ano”, comentou.

A programação do festival incluiu apresentações culturais, rodada de negócios, exposições de cerca de 500 marcas e shows musicais. No sábado (19), o cantor Danilo Caymmi foi uma das atrações principais. “É um orgulho enorme participar de um evento como esse, que reúne artistas, empresários, produtores de chocolate e o público em geral”, declarou o artista.

Para o presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil), Alcides Kruschewsky, o evento superou as expectativas. “Foi uma edição muito bem organizada, com nível elevado de expositores e novidades. Um impulso significativo para o setor turístico da cidade”, afirmou.

Segundo dados da Setur-BA, mais de 90 mil pessoas passaram pelo festival, superando a previsão inicial de 80 mil. A coordenadora técnica da secretaria, Luciana Lavigne, destacou os resultados positivos. “O evento movimentou a cadeia produtiva do turismo e injetou cerca de R$ 20 milhões na economia local. O apoio do Governo do Estado tem sido essencial para o crescimento dessa iniciativa”, disse.

Além do festival, os visitantes também puderam conhecer a tradicional Estrada do Chocolate, um dos principais roteiros turísticos da região, que apresenta o ciclo completo da produção do cacau — do cultivo sustentável até a fabricação do chocolate artesanal de alta qualidade.

Leia também:

Itabuna aprova Bolsa-Auxílio para estudantes da EJA e reforça combate à evasão escolar

Tropa de Elite

Barcelona de Ilhéus aplica goleada histórica sobre o União e segue forte na Série D

Tropa de Elite

REUNIÃO DE DIRETORIA DO SINDICACAU – 10 DE SETEMBRO 2025

Tropa de Elite

Deixe um comentário