De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, Ilhéus ocupa a quinta posição entre os municípios mais violentos da Bahia, registrando uma taxa de 54 mortes violentas para cada 100 mil habitantes. O levantamento destaca o aumento da criminalidade em cidades do interior do estado.
Além de Ilhéus, aparecem nas primeiras posições Jequié, Juazeiro, Camaçari e Simões Filho — todas também listadas entre os dez municípios mais violentos do país. A Bahia, inclusive, lidera o ranking nacional em número de cidades com altos índices de violência letal.
O cenário acende um alerta para a necessidade de políticas de segurança pública mais eficazes e planejadas de forma regional. A violência tem ultrapassado os limites das grandes capitais e atinge também cidades com forte apelo turístico e importância cultural, como é o caso de Ilhéus.
O governo estadual afirma que ações integradas com as forças federais estão em andamento, mas os índices revelam que os esforços ainda não têm surtido o efeito esperado no combate à criminalidade.