PROGRAMA TROPA DE ELITE //
Geral

Festival Literário Estudantil do Litoral Sul incentiva a cultura e a formação de leitores

A realização de um festival literário no ambiente escolar é a oportunidade de construção de um espaço plural de diálogo, interação, inovação e incentivo à leitura e cultura, transformando olhares e mentalidades através da formação de novos leitores críticos e conscientes. Neste cenário de possibilidades criativas, em diferentes gêneros literários, obras e autores, será realizado o I Festival Literário Estudantil do Litoral Sul (FLIÉ), nos dias 10 e 11 de julho, de 9h às 20h, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus, Sul da Bahia.

A temática geral ‘Africanidades: ler é ancestral. Tecnologia de resistência’, está relacionada aos objetivos do evento: debater, experienciar e refletir sobre o letramento racial crítico a partir da oralidade, da literatura, da oralitura, da arte, da leitura e da escrita. O FLIÉ vai viabilizar a divulgação e circulação de obras locais, em lançamentos de livros, e aproximar escritores, leitores, editores, pesquisadores, livreiros, booktoks, booktubers e profissionais dessa cadeia produtiva. “O festival contribuirá com a formação cultural da comunidade escolar e entorno, criando pertencimento e impactando no desenvolvimento escolar, no bem-estar mental e nas relações interpessoais, competências socioemocionais essenciais na formação integral”, explica a produtora executiva e curadora, a escritora Elisa Oliveira.

A programação terá rodas de conversa, oficinas, palestras, performances artísticas e culturais, projetos estruturantes, atividades para as infâncias, espaço das editoras baianas e feirinha de livros de autores baianos independentes, Programa Bahia sem Fome, Feira de Agricultura Familiar, artesanato e pequenos empreendedores. O espaço que vai abrigar toda essa oferta de atividades, no colégio, inclui 20 salas de aula, o teatro e camarins, a biblioteca e o mezanino, o hall, os pátios interno e externo e a quadra poliesportiva. Ações integradas Itinerantes estão programadas para acontecer nas periferias.

Protagonismo estudantil

Elemento central do festival, o protagonismo estudantil guiou sua concepção e conduzirá também a execução de todas as atividades do evento, que surgiu a partir da provocação de alunos do Colégio Estadual Arléo Barbosa. Eles sonharam e ajudaram a transformar o FLIÉ em realidade. “É importante ver os estudantes se aproximando da literatura e da cultura afro-brasileiras não apenas como conteúdo escolar, mas como parte de quem eles são, de suas histórias e futuros possíveis. E que essa experiência como protagonistas os inspire a buscar outras aventuras, outros caminhos”, afirma o proponente e produtor executivo do festival, o escrito Antônio Sérgio Nunes Figueiredo.

A expectativa de público é de cerca de 4mil pessoas, com alvo em crianças e jovens, estudantes das redes estadual, municipal e particular, da educação básica, do ensino superior, comunidades escolares e acadêmicas, escritores, intelectuais, profissionais da cadeia de produção literária, artistas de diversas linguagens, os povos originários, povos tradicionais e o público em geral. Pelo caráter territorial do evento, haverá participação de representantes de unidades escolares de Itabuna, Itacaré, Uruçuca e Canavieiras, cidades circunvizinhas a Ilhéus.

Homenagens e participações

Além de mais de 30 autores locais, a programação conta com autores nacionais, como Eliana Alves Cruz, roteirista (Disney+ e Paramount+), jornalista, apresentadora (TV Brasil) e escritora (Prêmio Jabuti Contos 2022). Seu livro O crime do cais do Valongo (Malê, 2018) foi um dos melhores do ano pelo jornal O Globo e semifinalista do Prêmio Oceanos; Estevão Ribeiro, escritor, quadrinhista, roteirista audiovisual das séries Cidade de Deus (HBO), Pai é Pai (GNT) e 5X Comédia (AMAZON); Jef Rodrigues, MC, DJ, professor de Filosofia, Arte-Educador ilheense e membro fundador da Banda OQuadro e Renato Noguera, graduado e doutor em Filosofia (UFRJ) e mestre em Filosofia (UFSCAR). É pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) e coordenador do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin).

O FLIÉ homenageará os ilheenses Tarsilla Alvarindo, repórter da TV Bahia, e José Carlos Arandiba (Zebrinha), coreógrafo, professor e bailarino reconhecido internacionalmente, jurado técnico do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com Huck. Estas pessoas trazem em suas profissões e jornadas pessoais a relação com a literatura, a escrita, as múltiplas linguagens e a comunicação, são exemplos do que é possível a partir de uma formação leitora. “Teremos o privilégio de estar com autores nacionais e regionais, que inspiram trajetórias e transformam vidas com a sua arte”, conclui a produtora executiva e assessora jurídica, Fabiana Valéria Ribeiro Teixeira.
Parcerias

São parceiros do I Festival Literário Estudantil Litoral Sul (FLIÉ) o Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, o Núcleo Territorial de Educação 05, a Representante Territorial de Cultura Mestre Janete Lainha, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), o Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA), a União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), o Movimento Negro Unificado (MNU), Povos de Terreiro, Quilombolas, Povos Originários e a Academia de Letras de Ilhéus.

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei n.º 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei n.º 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei n.º 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

Serviço :
Festival Literário Estudantil do Litoral Sul
Datas : 10 e 11 de julho
Horários : 9h às 20h
Local e endereço : Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, rua Jasiel Martins, 43, na Barra do Itaípe, Ilhéus.
Acesse : @flie.oficial (tik tok e instagram)

Leia também:

Mais ônibus para os distritos: Ilhéus amplia horários e rotas

Tropa de Elite

Hospital Regional Costa do Cacau solicita apoio da população para doações de sangue

Tropa de Elite

DIREITOS DOS TRABALHADORES AVULSOS FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE ILHÉUS

Tropa de Elite

Deixe um comentário