PROGRAMA TROPA DE ELITE //
Geral

Trump anuncia cessar-fogo total entre Israel e Irã após 12 dias de conflito

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (23) que Israel e Irã chegaram a um acordo para encerrar os confrontos militares que se estenderam por quase duas semanas. A informação foi divulgada por ele em sua rede social, onde descreveu o entendimento como um “cessar-fogo completo e total”.

Segundo Trump, o acordo prevê a suspensão gradual das ações militares. O Irã iniciaria o recuo em até seis horas após o anúncio, seguido por Israel, que interromperia suas operações após 12 horas. Em 24 horas, o conflito estaria oficialmente encerrado.

Apesar da declaração otimista, autoridades iranianas negaram a existência de um acordo formal. O ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que seu país só cessará os ataques caso Israel pare com o que chamou de “agressões ilegais”.

O conflito atingiu um dos pontos mais críticos no último fim de semana, quando instalações nucleares iranianas foram alvos de bombardeios atribuídos a uma ação conjunta entre Israel e os EUA. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra uma base aérea americana no Catar, a maioria dos quais foi interceptada.

Ainda assim, analistas internacionais avaliam que o Irã tem adotado uma postura mais contida, evitando uma escalada ainda maior da crise. O Catar teria atuado como principal mediador nas negociações que levaram à trégua.

O anúncio do cessar-fogo repercutiu nos mercados internacionais. O preço do petróleo teve forte queda, refletindo a redução das tensões geopolíticas. Já os índices futuros das bolsas dos Estados Unidos apresentaram leve alta.

Apesar do otimismo de Trump, especialistas alertam que ainda há incertezas sobre a durabilidade do cessar-fogo, já que nenhum dos governos diretamente envolvidos confirmou oficialmente o acordo até o momento.

Leia também:

Acidentes de moto pressionam atendimentos de jovens vítimas de trauma na rede pública

Tropa de Elite

CONQUISTA ALCANCADA! Categoria aprova proposta do Governo em Assembleia.

Tropa de Elite

Governo Federal sanciona lei que padroniza carteira profissional de radialista

Tropa de Elite

Deixe um comentário