PROGRAMA TROPA DE ELITE //
Municípios

Secretaria de Saúde de Ilhéus participa do Desfile de 7 de Setembro com a Ala da Saúde

Diversos setores da pasta representaram o trabalho do SUS na avenida, reforçando o compromisso com uma saúde pública inclusiva e de qualidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus marcou presença no Desfile Cívico de 7 de Setembro com a Ala da Saúde, que levou para a avenida a representação de diferentes setores que atuam diariamente no cuidado da população ilheense.

Desfile Saúde
Pela primeira vez, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a secretaria apresentou de forma integrada suas equipes, destacando a amplitude e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). Estiveram representados os setores de combate às endemias, vacinação — com a participação do icônico Zé Gotinha, que fez muito sucesso entre as crianças que foram até a Avenida Soares Lopes assistir o desfile cívico, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Regulação, Administrativo, Financeiro e Recursos Humanos.

A secretária de Saúde, Sonilda Mello, destacou a relevância da participação da pasta no evento.
“É um dia extremamente importante, em que celebramos a independência do Brasil e mostramos à sociedade que o SUS é igualitário, de todos e inclusivo. A população precisa entender que o SUS é dela e deve lutar por ele. Hoje, estamos aqui também como cidadãos, reafirmando nosso compromisso de estar ao lado da comunidade”, afirmou.

Ela ressaltou ainda que a iniciativa foi uma inovação da atual gestão municipal. “A ideia do prefeito Valderico Júnior e da vice-prefeita Wanessa Gedeon foi justamente integrar as secretarias ao desfile, mostrando à população que estamos juntos. A Secretaria de Educação foi a grande promotora do evento e tivemos ainda outras pastas reforçando suas políticas públicas e serviços essenciais.”

Na avenida, famílias inteiras acompanharam o desfile, tornando a comemoração ainda mais especial. A exemplo de Joaquim de Souza, que ao lado da esposa e do filho, destacou ter achado a participação da saúde “bem interessante e importante para mostrar o quanto o SUS está presente na vida das pessoas”.

O médico do CAPS, Gentil Neto, também celebrou a presença da saúde no desfile. “É gratificante poder participar desse momento de independência e inclusão, trazendo nossos pacientes de saúde mental para a avenida. Isso mostra a humanidade do trabalho desenvolvido e aproxima a população da realidade da nossa rede de saúde.”

Já Fernanda Franco, enfermeira da Atenção Básica, reforçou a importância de destacar os direitos da população. “Estamos aqui para mostrar que o SUS é um direito de todos. Os postos de saúde, a UPA e o pronto atendimento estão disponíveis para todos os cidadãos, e esse é um momento de reafirmar esse compromisso.”

Com essa participação inédita e ampliada, a Secretaria de Saúde de Ilhéus evidenciou a força do trabalho coletivo, a integração das equipes e a missão de oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e acessível a toda a comunidade.

O SAMU também esteve presente no 7 de setembro em Ilhéus, desfilando junto à ala de serviços de salvamento, reforçando sua atuação essencial em situações de urgência e emergência.

Por ASCOM SESAU

Leia também:

Uruçuca encerra São João do Povo com sucesso de público e confirma Boteco das Amigas no São Pedro de Serra Grande

Tropa de Elite

“Operação Fallen” desarticula organização criminosa com atuação em Feira de Santana

Tropa de Elite

Câmara de Ilhéus retoma os trabalhos legislativos nesta terça-feira (15)

Tropa de Elite

Deixe um comentário