PROGRAMA TROPA DE ELITE //
Polícia

Médicos são afastados por complicações em cirurgias oftalmológicas

Ação da DEATI apura irregularidades em mutirão realizado em fevereiro que resultou em danos à saúde de pacientes idosos

Três médicos investigados pela Polícia Civil da Bahia por supostas irregularidades em um mutirão de cirurgias oftalmológicas realizado em fevereiro deste ano tiveram o afastamento imediato de suas atividades médicas por determinação judicial. A medida foi oficializada na manhã desta quarta-feira (20), durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em uma clínica hospitalar situada no bairro da Federação, em Salvador.

A ação foi realizada por meio da Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (DEATI), unidade vinculada ao Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), e integra investigação que apura complicações de saúde apresentadas por pacientes submetidos ao procedimento.

De acordo com as investigações, ao menos 33 dos 138 pacientes idosos atendidos durante o mutirão apresentaram graves complicações de saúde, incluindo perda parcial e irreversível da visão. Até o momento, foram registradas 33 denúncias de lesão corporal culposa, além de indícios da prática dos crimes de perigo para a vida ou saúde de outrem e infração de medida sanitária preventiva.

A medida foi autorizada pela 1ª Vara das Garantias de Salvador, após representação da autoridade policial responsável pelo inquérito, com o objetivo de preservar elementos probatórios e subsidiar o aprofundamento das investigações.

Durante o cumprimento da ordem judicial, foram apreendidos documentos e materiais que podem auxiliar na elucidação dos fatos, entre eles o livro de cirurgias, guias de solicitação de internação, livro de registro de esterilização do Centro de Material e Esterilização (CME), livro de registro de ocorrências da unidade, além de cinco computadores, um tablet, um pendrive, receitas e notas fiscais.

“As diligências têm como objetivo reunir elementos probatórios que permitam esclarecer as circunstâncias dos fatos e identificar eventuais responsabilidades criminais. Estamos tratando de uma situação grave, que envolve a saúde e a integridade de pessoas idosas, o que exige rigor técnico e celeridade na investigação”, destacou o delegado titular da DEATI, Francisco Tálisson.

O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde será submetido a exames periciais. As investigações seguem em curso para aprofundar a apuração e responsabilizar todos os envolvidos.

Paloma Simina / Ascom-PCBA
20.05.2026

Leia também:

Tensão e final feliz: homem faz mãe e bebê reféns em Ilhéus e é preso após ação da polícia

Tropa de Elite

Suspeito de estupro de crianças em São Paulo é preso no interior da Bahia

Tropa de Elite

Vereadora Rúbia Carvalho articula junto ao CPR-Sul solicitação de viatura para a Ronda Maria da Penha em Ilhéus

Tropa de Elite

Deixe um comentário