PROGRAMA TROPA DE ELITE //
Geral

Trabalhadores da Cargill em Ilhéus aprovam Acordo Coletivo 2025/2026 com conquistas importantes

Em assembleia realizada nos dias 25 e 26 de junho, os trabalhadores e trabalhadoras da unidade da Cargill Agrícola em Ilhéus aprovaram a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho para o período 2025/2026. A votação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca (Sindicacau), que conduziu as negociações com firmeza e compromisso com a categoria.

Durante a assembleia, o presidente do Sindicacau, Ulisses Abade, apresentou os principais pontos da proposta e destacou os avanços conquistados após um processo de negociação intenso. “Foi com muita luta que conseguimos chegar a esse resultado. Não abrimos mão dos direitos e conseguimos importantes vitórias para os trabalhadores”, afirmou.

Resultado da votação:

  • ✅ 192 votos a favor

  • ❌ 08 votos contra

  • ⚠️ Nenhum voto nulo

  • 📊 Total: 200 votantes

Principais conquistas do novo acordo:

  • Reajuste salarial de 5,5%, com ganho real de 0,30%

  • Piso salarial com aumento de 6,2%, garantindo 1% de ganho real

  • Reajuste de 6,2% no ticket alimentação, também com 1% de ganho real

  • Todos os índices ficaram acima da inflação do período (5,20%)

Inclusão importante na cláusula do auxílio para filhos com deficiência:
A nova redação da Cláusula 19 amplia o direito ao benefício para todos os filhos com deficiência permanente. O auxílio será de 80% do piso salarial vigente e contempla filhos com condições como paralisia, cegueira, surdez, deficiência intelectual e autismo, desde que haja comprovação médica e confirmação pela empresa.

Com a aprovação do acordo, o Sindicacau reforça seu compromisso com a defesa dos direitos da categoria e celebra mais uma vitória na luta por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da alimentação.

Sindicacau: firme na luta, sempre ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras!

Leia também:

Itabuna: Prefeitura abre inscrições para seleção temporária no Programa Escola em Tempo Integral

Tropa de Elite

DIREITOS DOS TRABALHADORES AVULSOS FOI DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE ILHÉUS

Tropa de Elite

Ato em memória das vítimas de crime em Ilhéus será realizado no Dia dos Professores

Tropa de Elite

Deixe um comentário