Um homem furtou placa comemorativa da Igreja Matriz de São Jorge, no coração de Ilhéus. Fundada em 1556, a paróquia é considerada a terceira mais antiga do Brasil colônia, precedida apenas pelas de São Vicente (1532) e de Salvador (1552), informou o fotógrafo e memorialista José Nazal.
O crime ocorreu na noite de 7 de fevereiro passado, mas só veio a público no último final de semana, após divulgação de imagens de monitoramento. Nelas, é possível ver quando o ladrão chegou ao templo e, instantes depois, fugiu levando a placa. Até o momento, não há notícia do paradeiro do objeto e ninguém foi preso.
No relato, Nazal sugere que o autor do crime pode ter agido em busca de algum valor comercial, possivelmente para sustentar dependência química, mas ressalta que se trata de uma impressão pessoal.
O memorialista lamenta a perda do objeto histórico e afirma que, mesmo com a eventual reposição, a nova placa não terá o mesmo valor simbólico e patrimonial. “Lamentável a destruição de nossa história”, escreveu Nazal, ao destacar que o episódio expõe a fragilidade da preservação da memória local. Abaixo, assista ao vídeo do crime.
